Alavanca Consulting

Qual o futuro da Contabilidade numa era cada vez mais digital?

15 de Dezembro, 2021
Alavanca Consulting

A imagem apagada que se guarda do velho “guarda-livros” com um lápis na mão e pesados livros de contabilidade à volta da sua mesa de trabalho não pode estar mais distante da Contabilidade contemporânea.

Longe desta imagem passiva e analógica, a Contabilidade que se escreve no presente e, simultaneamente, antecipa o que virá no futuro, é feita por contabilistas mais pró-ativos e próximos do negócio, auxiliados por ferramentas digitais que lhes permitem fazer uma análise em tempo real de todos os dados que afetam o desempenho financeiro das empresas.

Futuro da Contabilidade na era digital

Tal como o que está a acontecer em outras áreas da sociedade, o presente e futuro da Contabilidade escreve-se em tons digitais. Ainda que as regras e leis a que a Contabilidade está adstrita se mantenham, a revolução digital traz e trará importantes mudanças, não só à forma como se trabalha nesta área, como também à ligação entre os seus agentes (os contabilistas) e as empresas.

Vejamos, de seguida, como é que a era digital está a transformar a Contabilidade e a lançá-la no futuro:

Paperless e colaborativo

Auxiliada por plataformas de “cloud computing” que permitem o arquivamento, consulta e partilha de dados a partir, virtualmente, de qualquer ponto do planeta e a qualquer hora do dia, a Contabilidade está a deixar o papel para trás e a aproximar-se do cliente.
Este passo a caminho da digitalização, faz com que haja uma redução de custos e tempo, e os processos envolvidos com menor margem para erros.

Com evidentes benefícios em termos de redução de custos e agilização do trabalho, a aposta em plataformas digitais de cloud computing é um dos pilares daquilo a que se chama “contabilidade colaborativa”, a nova forma de relacionamento entre Contabilistas e empresas, que visa diminuir as barreiras levantadas pelo distanciamento físico, facilitando a troca de informações e diminuindo os custos operacionais para as empresas.

Inteligência Artificial (IA)

No domínio das novas tecnologias digitais que estão a mudar a face da Contabilidade é inevitável falar na Inteligência Artificial (IA).

A maior facilidade na troca de informações e o grande número de dados a serem tratados traz um enorme desafio às empresas de contabilidade a que a IA pode dar resposta, uma vez que permite controlar e analisar grandes quantidades de dados, rapidamente e com exatidão. Isto libertará tempo, que pode ser aplicado noutras tarefas mais focadas em gestão financeira, transformando o contabilista num conselheiro estratégico de enorme mais-valia para os clientes que, assim, podem tomar decisões, em tempo real, mais informadas e assertivas.

Um dos pilares da IA é o Machine Learning, método de análise que utiliza algoritmos para agregar, cruzar e processar dados com o intuito de reconhecer alguns padrões e permitir que os softwares aprendam com os modelos gerados.
Este fluxo de aprendizagem é permanente e ilimitado, o que significa, por exemplo, que as empresas de contabilidade podem utilizar chatbots para fazer um primeiro atendimento aos clientes e que estão operacionais 24 horas por dia ou oferecer serviços de consultoria a empresas (como candidaturas a projetos de financiamento, apoio ao processo de internacionalização, planeamento tributário, etc.).

Automatização/Business Intelligence (BI)

A era da Contabilidade digital é sustentada em três pilares de ação: automatizar, integrar e cooperar em tempo real. Isto só é possível graças à utilização de softwares de business intelligence (BI) que diminuem o tempo que se perde em processamento de dados, abrindo caminho para mais análise de dados.

Com um software de contabilidade colaborativa, operações como a introdução e validação de documentos passam a ser tratadas automaticamente pelos sistemas, permitindo ao contabilista focar-se na análise de dados e posicionar-se como consultor imprescindível à gestão financeira das empresas suas clientes.

A automatização de operações garante uma agilidade nunca antes alcançada, uma vez que a digitalização dos processos se irá refletir na rapidez de resposta às necessidades de cada cliente e na qualidade da informação disponibilizada. Cada cliente passa, assim, a contar com a colaboração de um consultor de negócio que contribui para a sustentabilidade financeira e alinhamento estratégico da sua organização.

Um desses softwares de Contabilidade Colaborativa garante a digitalização, integração, colaboração e geração de inputs que aumentam a produtividade e impulsionam os resultados. Na prática, este software permite, entre outras coisas, maior rapidez e segurança nas operações contabilísticas e financeiras, processamento de salários em lote, de forma rápida e sem erros e automatização das comunicações à Segurança Social.

Fonte: Vida económica

Ler mais em: https://www.vidaeconomica.pt/vida-economica-1/qual-o-futuro-da-contabilidade-numa-era-cada-vez-mais-digital