Alavanca Consulting

Turismo, vinho e experiência – Uma trilogia geradora de sucesso e desenvolvimento

2 de Agosto, 2023
Marisa
Turismo, vinho e experiência - Uma trilogia geradora de sucesso e desenvolvimento

Turismo, vinho e experiência - Uma trilogia geradora de sucesso e desenvolvimento

O enoturismo é uma forma de turismo na qual o visitante imerge nas regiões produtoras de vinho, onde têm oportunidade de explorar as quintas, degustar vinhos, aprender sobre os processos produtivos, desfrutar da paisagem, da cultura do território, e mais, muito mais…

Portugal, tem vindo a afirmar-se no setor do enoturismo de uma forma marcante e galopante, em grande parte devido as unidades hoteleiras de excelência que tem surgido em todas as regiões do país, mas também devido a um crescente afirmar da qualidade dos vinhos portugueses além fronteiras.

O enoturismo em Portugal é uma forma interessante de combinar a apreciação, degustação e harmonização de vinhos de alta qualidade, com a descoberta de paisagens encantadoras e a rica cultura da região; mas temos mais, temos experiências imersivas: do terroir ao vinho, do clima à fruta, do território às gentes que transformam cada recanto deste país num potente marco na vida de quem nos vista! E temos a História do passado que se
torna nossa.

É importante ressalvar que as experiências específicas em enoturismo variam de acordo com a região, as quintas visitadas ou a estação do ano, mas a experienciação enoturistica em Portugal é cada vez mais um conceito inovador gerador de diferenciação e afirmação mundial pois estamos a criar e redefinir aquilo que o turista leva  consigo numa “Smooth Experience for the Eternal Memory!”

Hospedar-se num enoturismo oferece uma experiência diferente em comparação com um hotel convencional.

Os enoturismos são estabelecimentos hoteleiros localizados em regiões vitivinícolas, muitas vezes dentro ou nas proximidades de uma quinta. Essas acomodações são projetadas para proporcionar aos hóspedes uma imersão na cultura do vinho e oferecer experiências relacionadas à produção e degustação de vinhos.

Os enoturismos são geralmente localizados nomeio vinhas, em paisagens deslumbrantes e tranquilas. Isso permite que os hóspedes apreciem a beleza natural dos vinhedos, desfrutem de vistas panorâmicas e respirem o ar fresco do campo. O ambiente rústico e acolhedor contribui para uma atmosfera relaxante e íntima. É um regresso ao primordial de cada um.

Uma das principais vantagens de se hospedar num enoturismo é ter a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma quinta, poder participar em passeios exclusivos, visitar as adegas, aprender sobre o processo de vinificação e desfrutar de degustações especiais. Essa proximidade facilita a exploração e o aprofundamento no mundo do vinho.

O enoturismo geralmente oferece atividades relacionadas ao vinho, como degustações guiadas, workshops de enologia, cursos de harmonização de vinhos e até mesmo colheita de uvas, dependendo da época do ano. Os hóspedes têm a oportunidade de aprender sobre diferentes castas, técnicas de degustação e os segredos da produção de vinho, tudo isso diretamente com as gentes que fazem do vinho a sua vida.

A maior parte dos enoturismos possuem restaurantes que valorizam a culinária regional, proporcionando aos hóspedes experiências gastronómicas autênticas e harmonizações com os vinhos produzidos localmente. Os pratos são frequentemente preparados com ingredientes frescos, de época, tradicionais da região, proporcionando a descoberta de sabores locais únicos.

Alguns enoturismos possuem quartos temáticos, onde a decoração e os detalhes remetem ao universo do vinho. Isso pode incluir mobiliário rústico, cores quentes e elementos relacionados à cultura vinícola. Essas acomodações proporcionam uma experiência imersiva e aconchegante, em sintonia com o tema central do enoturismo.

Dormir num alojamento especialmente vocacionado para a temática do vinho, oferece aos hóspedes a oportunidade de um mergulho vínico, apreciando a beleza das paisagens vinícolas, desfrutando de atividades exclusivas e o puder experimentar a cultura local de uma forma única. É uma escolha ideal para os amantes do vinho e para aqueles que desejam vivenciar uma estadia enriquecedora e relaxante em harmonia com o território!

O turismo, o vinho e a experiência quando se unem são geradores de sucesso e desenvolvimento em várias áreas, impulsionando a economia local, regional e mesmo nacional. O turismo do vinho é uma forma popular de viagem para apreciadores de vinho e entusiastas da cultura vitivinícola. As regiões vinícolas ao redor do mundo oferecem paisagens deslumbrantes, adegas pitorescas e a oportunidade de degustar vinhos de alta qualidade. Esse tipo de turismo pode gerar empregos nas regiões produtoras de vinho, estimular o desenvolvimento da infraestrutura turística local e promover a economia regional. Pode ainda fixar população e estimular o setor empresarial local. A combinação de vinho e gastronomia é uma experiência sensorial única. Os turistas que apreciam a culinária local podem desfrutar de refeições harmonizadas com vinhos específicos, o que valoriza ainda mais a experiência gastronómica. Essa combinação pode atrair visitantes interessados em explorar a cultura e os sabores locais, promovendo o turismo e impulsionando o desenvolvimento dos restaurantes da região.

Os festivais e eventos relacionados com o vinho são outro ponto importante e popular em todo o mundo. Essas celebrações atraem turistas, promovem o vinho e a cultura local, além de criar oportunidades de negócio para os produtores e comerciantes de vinho. Além disso, esses eventos geram empregos temporários e estimulam a economia local através do aumento do turismo.

A criação de rotas turísticas que destacam as regiões vinícolas podem (e devem) incentivar o turismo e o desenvolvimento em áreas que talvez não sejam tão conhecidas. Essas rotas podem incluir visitas a caves, degustações de vinhos, restaurantes e outras experiências relacionadas com o vinho. Isso cria uma oportunidade para as comunidades locais destacarem os seus produtos e atrativos, atraindo turistas e impulsionando o desenvolvimento económico.

A indústria do vinho requer especialistas e profissionais bem treinados. A oferta de cursos e programas de formação em viticultura, enologia e gestão, pode atrair estudantes nacionais e internacionais interessados em aprimorar os seus conhecimentos nessa área. Essa busca por educação pode gerar receitas para as instituições de ensino e também contribuir para o desenvolvimento da indústria do vinho.

Em suma, o turismo, o vinho e a experiência estão interligados e podem gerar sucesso e desenvolvimento. 

Através do enoturismo, da enogastronomia, de eventos e festivais, rotas turísticas e educação, esses elementos complementam-se para impulsionar o crescimento económico, criar empregos e promover a cultura local.


Leia a notícia sobre as tendências para 2023 do Turismo de Portugal: aqui

Fale Connosco

    Leave a comment