O turismo em Portugal é um dos setores mais importantes da economia, mas também enfrenta muitos desafios. Neste artigo, exploramos as últimas tendências, desafios e oportunidades do setor em Portugal e apresentamos dicas práticas para enfrentar as mudanças e aproveitar ao máximo as oportunidades em 2023.
O turismo é um dos setores mais importantes da economia global, gerando empregos e oportunidades de negócios em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o número de turistas internacionais aumentou de 25 milhões em 1950 para 1,5 bilhão em 2019, um aumento impressionante de 60 vezes em menos de 70 anos.
Portugal é um dos países que mais beneficia do turismo, especialmente nos últimos anos. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019, o país recebeu 27,2 milhões de hóspedes, um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior, com um total de 67,3 milhões de pernoites (+4,1%). O turismo representa uma fatia significativa do PIB português, com uma contribuição de 14,6% em 2018, segundo o WorldTravel&TourismCouncil (WTTC)e empregando mais de 400.000 pessoas diretamente. Além disso, o turismo é um dos setores que mais contribui para o crescimento do país e tem um grande impacto na economia local.
Embora o setor de turismo tenha enfrentado muitos desafios nos últimos anos, incluindo a pandemia COVID-19, há muitas oportunidades para o crescimento do setor em Portugal. Neste artigo, exploramos as últimas tendências, desafios e oportunidades do setor em Portugal e apresentamos dicas práticas para enfrentar as mudanças e aproveitar ao máximo as oportunidades em 2023.
TENDÊNCIAS
Turismo sustentável
O turismo sustentável é uma tendência crescente em todo o mundo e Portugal não é exceção. O país tem vindo a trabalhar para se tornar num destino turístico mais sustentável, promovendo o turismo verde e incentivando os turistas a adotar práticas mais sustentáveis. Por exemplo, o turismo de natureza está a crescer em popularidade, com muitos turistas a escolherem caminhar, andar de bicicleta e fazer outras atividades ao ar livre.
Tecnologia e Inovação
A tecnologia está a transformar a indústria do turismo em todo o mundo e Portugal não é exceção. Cada vez mais, os turistas usam os seus dispositivos moveis para a compra da sua estadia, do seu voo, do bilhete para o espetaculo ou simplesmente marcar uma refeição bem com encontrar informações sobre destinos. Além disso, a inteligência artificial (IA) e a realidade virtual (RV) são já utilizadas para melhorar a experiência do turista desde do apoio na escolha do destino ou atividade à sua divulgação e gestão pós-venda, esta nova realidade vem fornecer soluções inovadoras para os desafios deste setor.
Turismo Experiência
O turismo de experiência ou experimentação, esta cada vez mais em cima da mesa, os turistas procura mais do que uma estadia, procura uma experiência diferenciadora, que lhe permita uma memória futura, duradoura e inesquecível, procura Slow Experience para Eternal Memory!
Turismo Rural
O turismo rural está em crescente popularidade em Portugal, com muitos turistas a procurarem fugir das multidões das grandes cidades e experimentarem a vida no campo. Os turistas procuraram casas rurais, quintase polos de Enoturismo, que lhes permitam participar nas diferentes atividades que lhe proporcionem sentimentos e ligações diferentes e diferenciadoras, atividades agrícolas, gastronómicas e exploradorasda cultura local são alguns exemplos disso. O turismo rural é uma oportunidade para os territórios de baixadensidade em Portugal beneficiarem do turismo e preservaremas as suas tradições e património cultural acrescentado valor ao seu produto identitário regional.
DESAFIOS
Dependência de alguns mercados: Portugal depende em larga escala de alguns mercados emissores, como o Reino Unido e a Alemanha, embora esta realidade esteja a ser esbatida e cada vez mais diversificada, isto pode ser problemático em caso de crises em algum desses países.
Sazonalidade: O turismo em Portugal é muito sazonal, com muitas regiões a dependerem do verão para terem um bom desempenho, o que torna a necessidade de esbater este fenómeno e que para isso o mercado MICEpode e deve ser uma forte alavanca.
Infraestruturas insuficientes: Em algumas regiões portuguesas, as infraestruturas são ainda insuficientes para lidar com um acréscimo do número de turistas, especialmente em termos de alojamento, transporte e infraestruturas básicas.
Concorrência: Portugal enfrenta uma forte concorrência de outros destinos turísticos, mais baratos e com condições climatéricas equivalentes ou ainda mais propicias o que pode limitar o seu potencial de crescimento, mas tem, no entanto, a segurança a seu favor.
CONCLUSÃO
Este setor que enfrentou, nos últimos anos, vários desafios que afetaram significativamente o seu desempenho, desde a crise financeira global até a pandemia de COVID-19, apresenta-se, no entanto e apesar dos desafios, como uma das principais indústrias do mundo, com um potencial de crescimento e inovação gigante.
No mercado português, o turismo é uma das principais fontes de receita do país, contribuindo significativamente para a economia e com um peso cada dia maior no PIB nacional. No entanto, para enfrentar os desafios atuais e futuros, é fundamental que o setor invista em novas tecnologias, na promoção de destinos menos conhecidos e na oferta de experiências únicas e personalizadas aos turistas.
O setor também precisa abraçar a sustentabilidade e responsabilidade social, garantindo que o turismo seja uma força positiva para as comunidades locais e para o meio ambiente. Além disso, é crucial que as empresas turísticas trabalhem em conjunto com as autoridades e outras partes interessadas para criar um ambiente favorável ao turismo, que permita um crescimento sustentável e equilibrado, que permita de uma forma consertada e duradoura diminuir a carga turística, mas aumentado o valor do destino.
Em suma, embora o turismo enfrente vários desafios e incertezas, é uma indústria resiliente e com enorme potencial de crescimento e autorrejuvenescimento. Com investimentos em novas tecnologias, sustentabilidade,
responsabilidade social, e trabalho colaborativo entre as partes interessadas, o turismo pode continuar a crescer e a oferecer experiências únicas e inesquecíveis aos turistas que visitam Portugal.
André Cardoso – Gestor e Empresário do setor do Turismo e Eventos, Presidente CF do Instituto para o Desenvolvimento Estrutural de Portugal
(IDEALPT), 04/05/2023
Se pretender mais informações sobre o turismo de Portugal, visite esta página: www.turismodeportugal.pt